A Ouvidoria da Prefeitura de Chiador é uma unidade do setor público municipal, que têm a função de acolher as demandas do cidadão, zelando pela garantia da qualidade dos serviços públicos. É o canal por meio do qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos municipais.
A Ouvidoria da Prefeitura de Chiador recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha o caso às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração.
A Ouvidoria da Prefeitura de Chiador tem como finalidade estimular a participação e a conscientização da população sobre o direito de receber um serviço público de qualidade. Além disso, ela deve auxiliar o cidadão a identificar o lugar mais apropriado para a resolução de sua demanda ou problema. Vejamos agora com atenção o que cabe à Ouvidoria fazer em seu trabalho cotidiano:
Receber manifestações: Receber as manifestações dos cidadãos, interpretá-las e buscar soluções para cada caso, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de prestação do serviço público;
Informar: Informar adequadamente à direção do órgão público sobre os indicativos de satisfação dos usuários; informar aos cidadãos quais são os órgãos que devem ser acionados para a resolução de suas demandas, quais são suas responsabilidades e de que forma a resposta poderá ser cobrada;
Funcionar: Funcionar como instrumento de interação entre o órgão público e a sociedade;
Contribuir para o fortalecimento: Contribuir para o fortalecimento da cultura de direitos humanos, privilegiando a visão do cidadão como sujeito de direitos e estimulando sua autonomia.
QUEM É O PÚBLICO DA OUVIDORIA?
O público interno: são os servidores e empregados da entidade que utilizam, de forma democrática, a Ouvidoria como canal para manifestar seus anseios, apresentando denúncias, reclamações, sugestões, elogios, entre outros.
O público externo: são pessoas ou grupos que demandam os serviços oferecidos pelo órgão público e utilizam a Ouvidoria como canal para manifestarem seus anseios, apresentando denúncias, reclamações, sugestões, elogios, entre outros
Assim, qualquer cidadão que pertença ao público interno ou externo pode apresentar, sem ônus, manifestação à Ouvidoria, pois ele é o principal protagonista no trabalho das Ouvidorias Públicas.
QUAIS SÃO OS CANAIS DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA MUNICIPAL DE CHIADOR?
ATRAVÉS DO PORTAL ELETRÔNICO: www.chiador.mg.gov.br ,espaço específico situado no sítio eletrônico do Município, no ícone OUVIDORIA, situado no canto superior direito.
ATRAVÉS DE E-MAIL: ouvidoria@chiador.mg.gov.br , onde o usuário redige sua manifestação, enviando-a para o endereço postal eletrônico.
ATRAVÉS DO TELEFONE TRIDÍGITO 162: é a opção de comunicação rápida do usuário com a equipe da ouvidoria. Esta opção está temporiamente suspensa, conforme determinação da Controladoria Geral da União.
ATRAVÉS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL: situado na sede da Prefeitura Municipal de Chiador, localizado na Rua Padre Carlos Dondero, n.º 16, térreo, sala 05, Centro, Chiador-MG, em espaço físico adequado, garantindo a privacidade do atendimento.
ATRAVÉS DE ENVIO DE CARTA : as correspondências postadas devem ser encaminhadas para o endereço:
Aos cuidados do setor de Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Chiador, Rua Padre Carlos Dondero, n.º 16, térreo, sala 05, Centro, Chiador-MG, CEP: 36.630-000 .Os interessados também podem realizar suas manifestações presencialmente junto, através de formulário próprio, realizando o protocolo na recepção da Prefeitura de Chiador.
ATRAVÉS DO WHATSAPP: o usuário redige sua manifestação, enviando-a para o número de telefone cadastrado no aplicativo de mensagem: (32) 98410-3125
REGISTRO DE MANIFESTAÇÕES NA OUVIDORIA
EM QUE SITUAÇÃO EU MANIFESTO UMA DENUNCIA NA OUVIDORIA? Quando desejo comunicar irregularidades ocorridas na administração pública ou de práticas negligentes ou abusivas de cargos, empregos e funções, cuja solução dependa de atuação do órgão de controle interno ou externo.
EM QUE SITUAÇÃO EU MANIFESTO UMA RECLAMAÇÃO NA OUVIDORIA? Manifestando desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração ou do servidor público, revelando a ineficiência de um serviço oferecido ou atendimento recebido.
EM QUE SITUAÇÃO SOLICITO INFORMAÇÕES NA OUVIDORIA? Quando desejo requerer esclarecimentos sobre a prestação de serviços públicos.
EM QUE SITUAÇÃO FAÇO UM ELOGIO NA OUVIDORIA? Quando manifesto demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou pelo atendimento recebido relativo as pessoas que participaram do serviço/atendimento.
EM QUE SITUAÇÃO POSSO EXPRESSAR UMA SUGESTÃO NA OUVIDORIA? Quando desejo propor uma ideia ou proposta de aprimoramento da prestação do serviço.
PRAZO DE RESPOSTA
QUAL É O PRAZO PARA OBTER RESPOSTA DAS MANIFESTAÇÕES JUNTO À OUVIDORIA DA PREFEITURA DE CHIADOR? As manifestações serão respondidas em até de 30 (trinta) dias, prorrogável de forma justificada por mais 30 dias, de acordo com o disposto no art. 16 da Lei 13.460, de 26 de junho de 2017. Na impossibilidade de oferecer uma resposta no prazo, a Ouvidoria apresentará uma uma resposta intermediária, comunicando ao cidadão, quais são as etapas necessárias para uma resposta conclusiva.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos sobre a utilização do serviço. Bem-vindo à Ouvidoria Municipal!
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